Perder um irmão até à adolescência: experiência na vida adulta

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

descrever a experiência de perder um irmão durante a infância e a adolescência.

Método:

estudo fenomenológico, de natureza interpretativa, no qual participaram vinte e uma pessoas da comunidade, selecionadas intencionalmente, respeitando-se critérios previamente estabelecidos. Para a coleta das informações, foram realizadas entrevistas não estruturadas.

Resultados:

o fenômeno revelou-se, pela narrativa das participantes, por meio de cinco temas comuns que foram denominados “Ecos da vivência do luto fraterno”; “À procura de uma justificação”; “A felicidade é momentos!”; “Fontes de força interior” e “A vida e a saúde hoje”.

Conclusão:

reconhece-se a importância na identificação dos sinais e das caraterísticas de uma perda fraterna experienciada durante a infância ou a adolescência e da avaliação do impacto da mesma na sua vida e das suas famílias que podem fundamentar uma intervenção de Enfermagem planejada com vistas a minimizar os efeitos que possam surgir na vida adulta. Identifica-se o impacto da morte da criança na vida dos irmãos e de outros conviventes e o modelo de intervenção que aborda necessariamente a relação de ajuda à família enlutada de forma integrada.(AU)