Intervenção cognitiva domiciliar para cuidadores de idosos com Alzheimer

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar o efeito de intervenção cognitiva domiciliar sobre a cognição, a sobrecarga e o estresse em cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, tipo quaseexperimental, com 17 cuidadores informais de idosos com Doença de Alzheimer. Utilizaram-se o Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised (ACE-R), a Escala de Estresse Percebido (PSS) e a Escala de Sobrecarga de Zarit para a avaliação antes e depois da intervenção. Analisaram-se os resultados pelo SPSS, aplicando-se o test t de student para avaliar o efeito da intervenção.

Resultados:

identificaram-se mulheres (88,2%), com idade média de 52,5 anos e escolaridade média de 8,8 anos. Constatou-se melhora significativa na cognição geral pelo MEEM (p=0,008) e ACE-R (p= 0,003) e nos domínios atenção (p= 0,004), memória (p= 0,017) e fluência verbal (p= 0,023).

Conclusão:

avaliou-se pela intervenção cognitiva domiciliar melhora na cognição geral em cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer, podendo ser uma importante ferramenta de promoção a saúde.(AU)