Adesão ao protocolo de prevenção de infecção do trato urinário

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar a adesão ao protocolo de prevenção de infecção do trato urinário de acordo com as condições de higiene, identificação, fixação e localização da sonda vesical de demora.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, de campo, analítico, explicativo e transversal, com dados coletados por meio de checklist à beira do leito em seis UTIs. Analisaram-se os resultados pelo Teste Estatístico de Regressão Linear Múltipla e teste t de Student, apresentados em tabelas.

Resultados:

identificaram-se que das 945 checagens, 403 homens e 346 mulheres necessitaram de SVD. Encontraram-se resultados estatisticamente significantes ao cruzar SVD fixada com tempo de internação e com o sexo; SVD/sujidade com o tempo de internação e com o sexo; SVD identificada com tempo de internação. Consideram-se o principal motivo da infecção o uso de SVD e o microrganismo mais prevalente, a Escherichia Coli.

Conclusão:

verificou-se alta adesão da equipe de enfermagem ao protocolo de prevenção de infecção do trato urinário, com baixo índice de infecção e alto nível de conformidades em relação à higiene, identificação, fixação e localização da SVD.(AU)