Intercorrências e cuidados a idosos em Unidades de Terapia Intensiva

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (11), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar as intercorrências clínicas e os cuidados prestados a idosos em Unidades de Terapia Intensiva.

Método:

trata-se de estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa com busca de artigos publicados entre os anos de 2007 a 2017, na base de dados LILACS e Bibliotecas SciELO e BVS. Utilizou-se no processo de análise estatística descritiva por meio de frequências e percentuais.

Resultados:

selecionaram-se 19 publicações. Apresentaram-se os idosos mais suscetíveis às infecções, principalmente respiratória nas Unidades de Terapia Intensiva, aumento do estresse e ansiedade, acidente vascular encefálico e lesão renal aguda, sendo assim, tornam-se mais sujeitos a incidentes de segurança, em decorrência do tempo de internação mais prolongado. Observou-se lacuna na discussão dos cuidados de enfermagem aos idosos internados nessas unidades, haja vista que poucas publicações de enfermagem enfatizaram o tema.

Conclusão:

relacionaram-se às intercorrências do idoso em Unidade de Terapia Intensiva as complicações de condições crônicas, tais como infecções, estresse, ansiedade, acidente vascular encefálico e lesão renal aguda. Demonstrou-se, por esta revisão, que os cuidados intensivos prestados ao idoso ainda são pouco discutidos na literatura científica nacional.(AU)