Utilização do Brief Medication Questionnaire na adesão medicamentosa de hipertensos

Rev. enferm. UFPE on line; 9 (1), 2015
Publication year: 2015

Objetivo:

verificar a correlação das variaveis tempo de diagnóstico, valor da pressão arterial sistólica e o número de medicamentos com o grau de adesão ao tratamento medicamentoso.

Método:

estudo descritivo correlacional, com 100 adultos hipertensos, realizado em unidades de saúde de Curitiba/PR, Brasil e no domicílio dos participantes em 2013, utilizando-se de entrevista semiestruturada e do Brief Medication Questionnaire. Os resultados foram analisados pelo Statistical Package for the Social Sciences 15.0 e apresentados em tabelas e discutidos com a literatura. O estudo teve o projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 07444512.0.0000.0102.

Resultados:

a correlação entre as variáveis: grau de adesão (p = 0,001), valor da pressão arterial sistólica (p = 0,005) e tempo de diagnóstico (p = 0,048) com o número de medicamentos mostrou significância estatística.

Conclusão:

a utilização do Brief Medication Questionnaire permitiu verificar que as variáveis estudadas possuem correlação com o tempo de diagnóstico e influenciam na adesão ao tratamento anti-hipertensivo.(AU)