Sentimentos e necessidades experimentados pelo doente mental no momento da sua internação em hospital psiquiátrico

Publication year: 1983

Os objetivos deste trabalho foram:

listar os sentimentos experimentados pelo paciente no momento da internação e identificar as necessidades básicos do paciente que podem estar expressas nas atividades que no mesmo gostaria que estivessem sido desenvolvidas pelo pessoal de enfermagem, no momento da internação. A população do estudo foi constituída de 100 pacientes adultos, de ambos os sexos, com vários diagnósticos, internados em dois hospitais psiquiátricos, um estatal e um privado, da cidade de São Paulo. Os dados foram colhidos por meio de entrevista, com a utilização de um formulário que constou de dados de identificação do paciente e de perguntas abertas. De acordo com as informações obtidas, verificou-se que a maioria dos pacientes tinham conhecimento do motivo pelo qual haviam sido internados e que a maior parte dos pacientes se mostraram passivos em relação a internação. Viu-se também que os pacientes apresentaram sentimentos, no momento da internação, que foram grupados e mostraram esta sequência, por ordem de frequência: negativos, positivos, de indiferença e positivos-negativos.

As referências dos pacientes às atividades que gostariam que tivessem sido desenvolvidas pelo pessoal de enfermagem foram grupadas em:

não se expressaram, disseram que o pessoal de enfermagem havia feito o suficiente e referências relacionadas ao atendimento de necessidades de segurança, de amor e de estima e fisiológicas.