A docência de enfermagem em uma universidade pública: um enfoque fenomenológico

Publication year: 1993

A trajetória neste estudo foi voltada para a compreensão da vivencia dos docentes de enfermagem que trabalham em uma universidade publica. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa segundo a modalidade da estrutura do fenômeno situado.

Como forma de desvelar o fenômeno surgiu uma pergunta orientadora que norteou as descrições dos sujeitos:

para você o que é ser enfermeiro, docente de enfermagem em uma universidade pública? estas descrições foram obtidas através de encontros individuais com os docentes de diferentes departamentos, diferentes categorias da escola de enfermagem. Foi feita uma leitura cuidadosa de todas as descrições e após serem resgatados aspectos essenciais do fenômeno foram elaboradas as unidades de significados. Buscou-se as convergências das unidades de cada discurso, ou seja, reuniram-se as unidades que se referiam a um mesmo assunto.

Estas unidades foram sintetizadas evidenciando 7 diferentes temas:

ser docente de enfermagem, ser docente de enfermagem em uma universidade, o docente de enfermagem e as atividades burocrático-administrativos, o docente de enfermagem e a prática da profissão, a integração da docência e da assistência, a docente de enfermagem e a produção de conhecimento. Feita a análise de cada discurso procedeu-se a análise geral de todos os discursos. A essência do fenômeno foi desvelada, sendo desocultada e compreendida a interrogação.