Distribuição espacial dos cursos de graduação em enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

realizar um mapeamento da distribuição espacial das instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação em Enfermagem.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e exploratório. Realizou-se a coleta de dados, por meio de consultas interativas ao sistema virtual do portal do Ministério da Educação, o e-MEC. Permitiu-se gerar um Banco de Dados Geográfico (BDGEO), por meio da indexação das coordenadas geográficas – a latitude e longitude das IES’s, e, os resultados se apresentam em forma de figura.

Resultados:

evidencia-se, pelos resultados, que os cursos se distribuem da seguinte forma: a região Sudeste possui 43% do total de cursos de graduação em Enfermagem do país seguida da região Nordeste, com 24,12%; da região Sul, com 14,61%; do Centro-Oeste, com 10,96%, e da região Norte, com 7,3% dos cursos.

Conclusão:

demonstrou-se, no mapeamento, uma disparidade entre as regiões em relação à distribuição das instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação em Enfermagem, com a concentração mais alta em regiões com maior desenvolvimento, dificultando a formação de novos enfermeiros nas regiões dos Estados economicamente desfavorecidos.(AU)