Processo de enfermagem fundamentado no Modelo de Joyce Travelbee

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

implementar o Processo de Enfermagem, com base nos sistemas de classificação, a um indivíduo com hérnia discal, fundamentado no Modelo de Relação Pessoa-a-Pessoa da teórica Joyce Travelbee.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo caso clínico. Coletaram-se os dados com um indivíduo, por meio de entrevista clínica e exame físico, seguindo roteiro norteador para a construção do caso clínico. Fundamentou-se a análise dos dados na teoria de Enfermagem citada e os resultados apresentam-se em forma de figura.

Resultados:

revela-se que os diagnósticos, os resultados e as intervenções seguiram os sistemas de classificação da Enfermagem, sendo a Dor crônica e a Baixa autoestima situacional os principais diagnósticos trabalhados. Possibilitou-se, por meio do modelo de Travelbee, um olhar para além das necessidades físicas e biológicas.

Conclusão:

apontam-se o pensamento crítico e o raciocínio clínico, embasados teoricamente, como instrumentos e partes importantes do próprio processo de Enfermagem para a tomada de decisões.(AU)