Morte/morrer de pessoas com HIV: o olhar da enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

descrever os conteúdos representacionais de profissionais da Enfermagem sobre a morte e o morrer de pessoas vivendo com HIV.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, de campo, descritivo e exploratório, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado em sete Serviços de Assistência Especializada (SAE) em HIV/AIDS e um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA, com 20 profissionais de enfermagem, por meio de entrevista semiestruturada. Analisaram-se as falas pela técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Categorial.

Resultados:

elegeram-se quatro categorias temáticas a partir da análise das falas: “O diagnóstico”; “Os significados da morte e do morrer”; “O enfrentamento dos profissionais da Enfermagem perante a morte e morrer de PVHIV” e “A morte dando lugar à possibilidade de vida”.

Conclusão:

incidem-se os conteúdos representacionais nas práticas em saúde e enfermagem desde a construção simbólica do adoecimento perante a possibilidade de morte relacionada ao HIV e às novas perspectivas de tratamento e promoção da saúde, sendo possível destacar o avanço do conhecimento científico dos profissionais de enfermagem, o que contribui para a sua assistência em saúde às PVHIV. (AU)