Caracterização de mulheres em tratamento devido ao uso de drogas

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

caracterizar a população de mulheres que realizaram tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, documental, retrospectivo, a partir de consulta em prontuários de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, um formulário criado pelas autoras a partir da plataforma Google. Analisaram-se os dados segundo análises estatísticas descritivas simples, a partir de tabelas.

Resultados:

verificou-se que, do total de 140 prontuários, o perfil predominante foi de mulheres solteiras (46,4%), com idade entre 30 e 49 anos (55%), com um filho (27,1%), com ensino fundamental incompleto (35,7%) e em uso de múltiplas drogas (41%), sendo o início do uso antes dos 18 anos (46,4%).

Conclusão:

reforça-se a necessidade de um recorte de gênero nas questões relacionadas ao uso de drogas, de forma que possam ser realizadas estratégias específicas de prevenção e cuidado adequadas, considerando as características identificadas.(AU)