Contenção mecânica em instituições de longa permanência para idosos

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar o uso da contenção mecânica em instituições de longa permanência para idosos.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, em artigos publicados de 2005 a 2015, nas Bases de Dados MEDLINE, LILACS, CINAHL e SCOPUS. Apresentam-se os resultados em figuras. Realizou-se a discussão dos resultados comparando-se os estudos e conclusões com a literatura.

Resultados:

publicaramse 15 artigos e o continente com maior produção foi a Europa, em seguida, a América do Norte e a Ásia. Inferiu-se que as formas mais utilizadas foram a contenção com grades no leito e a contenção pelo tronco em cadeira de rodas, em pessoas mais idosas, com alta dependência e imobilidade, e a razão para a contenção, em sua maioria, foi para prevenir o risco de quedas e a rotina institucional.

Conclusão:

demonstrou-se que há alta prevalência de contenção mecânica em instituições de longa permanência para idosos, com alta variabilidade e têm-se assumido esforços para se evitar eventos adversos e melhorar a qualidade dos cuidados. Reforça-se a importância de estudar o tema no país e na realidade latino-americana.(AU)