Efeito da simulação para a aprendizagem significativa

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

investigar o efeito da simulação sobre a aprendizagem significativa em evidências científicas.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa. Buscaram-se os artigos de 2013 a 2017 nas Bases de Dados MEDLINE, BDENF e LILACS. Realizou-se, para a avaliação dos estudos, a leitura integral de artigos e se adotou, para apresentação dos resultados, figura síntese.

Resultados:

compôs-se a amostra de 13 artigos, a maioria internacional (76,9%), observacional (76,9%) quantitativa e qualitativa. Constatou-se a importância da inserção da simulação no processo de ensino-aprendizagem como ferramenta capaz de melhorar o raciocínio crítico, clínico e reflexivo de estudantes de forma significativa.

Conclusão:

revelou-se positivamente a integração da simulação no processo de ensino para a aquisição da aprendizagem significativa favorecendo o ganho de diferentes competências, o aprimoramento de conhecimentos e o aumento da autoconfiança dos estudantes de Enfermagem. Destaca-se que a simulação pode ter alguma vantagem sobre outros métodos de ensino, dependendo do contexto de inserção, mas, ao mesmo tempo, a aprendizagem significativa pode ser comprometida pelo risco da ansiedade determinada por essa estratégia.(AU)