Caderneta de saúde da criança: vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar as evidências científicas quanto à utilização da Caderneta de Saúde da Criança pelos profissionais de saúde para a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil.

Método:

trata-se um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, com buscas nas bases de dados LILACS e BDENF e na biblioteca virtual SCIELO, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde; crescimento e desenvolvimento, atenção primária à saúde e registros de saúde pessoal, que foram cruzados com o descritor criança empregando-se o operador booleano and. Selecionaram-se 15 artigos publicados entre 2014 a 2018 e os resultados apresentamse em forma de figura.

Resultados:

evidenciou-se, nos estudos, a precária utilização da CSC, que está relacionada à ausência e à fragilidade de registros, à dificuldade de os profissionais perceberem a relevância do preenchimento, ao conhecimento deficiente dos profissionais, à insuficiência de orientações às famílias, além da participação da família nesse processo.

Conclusão:

compromete-se, pela precariedade da utilização da CSC, a vigilância da saúde infantil por ser este o instrumento essencial para o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança.(AU)