Análise de casos de câncer de pele em um hospital do interior paulista
Analysis of cases of skin cancer in a hospital of interior paulista
Análisis de casos de cáncer de piel en un hospital del interior paulista

CuidArte, Enferm; 12 (2), 2018
Publication year: 2018

Introdução:

Câncer de pele configura-se como problema de saúde pública, sendo frequente em todas as populações e se apresenta basicamente sob duas formas: o melanoma e o não melanoma (carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular). O principal fator de risco associado a essa neoplasia é a exposição excessiva aos raios solares (raios ultravioletas). Identificar os estágios iniciais da doença de pele pode reduzir taxas de morbidade e mortalidade.

Objetivo:

Levantar dados estatísticos quanto aos casos novos de câncer de pele atendidos no ambulatório de dermatologia do Hospital-Escola Emilio Carlos na cidade de Catanduva-SP, no período entre 2012 e 2016. A partir disso, avaliar o perfil epidemiológico dessa neoplasia na Cidade de Catanduva e região.

Material e Método:

Estudo observacional transversal do tipo descritivo, retrospectivo e quanti-qualitativo, realizado por meio da análise dos prontuários de pacientes atendidos no ambulatório de dermatologia.

As variáveis estudadas foram:

sexo, idade, raça, tipo de câncer de pele e localização.

Resultados:

A incidência de câncer de pele durante os últimos cinco anos no ambulatório de dermatologia foi de 25,37%. Os pacientes eram, em sua maioria, do sexo masculino, entre a faixa etária de 71 a 80 anos e brancos...(AU)