Síndrome da imunodeficiência humana na criança: repercussões para a família
Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019
Objetivo:
conhecer as repercussões do diagnóstico de crianças com o vírus da imunodeficiência humana para a família.Método:
trata-se de um estudo qualitativo e descritivo realizado com dez familiares, em um Hospital Dia. Coletaram-se os dados por entrevistas semiestruturadas submetendo-os à técnica de Análise de Conteúdo.Resultados:
verificou-se que algumas mães não sabiam que eram portadoras do vírus HIV e só descobriram a contaminação durante a realização de exames no pré-natal e pré-parto. Gerou-se culpa diante do recebimento do diagnóstico da criança e essa revelação foi difícil para as mães. Convive-se com o medo da morte por doenças oportunistas priorizando-se a alimentação como forma de manutenção da saúde. Relatouse preocupação das mães por apenas as pessoas da família nuclear se dedicarem ao cuidado da criança com o objetivo de que seu diagnóstico não seja revelado.Conclusão:
fornecem-se informações, diante das principais dificuldades referidas pelas mães ao receberem o diagnóstico, para que a equipe de saúde promova ações a serem implementadas o mais precocemente possível como forma de instrumentalização da família para o cuidado e de incentivo ao viver saudável da criança.(AU)
Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida, Transmisión Vertical de Enfermedad Infecciosa, Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida/transmisión, Seropositividad para VIH, VIH, Salud Infantil, Familia, Impacto Psicosocial, Cuidadores, Cuidado del Niño, Enfermería Pediátrica, Infecciones Oportunistas Relacionadas con el SIDA, Investigación Cualitativa, Epidemiología Descriptiva