Conhecimento de estudantes de enfermagem sobre os transtornos autísticos

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

analisar o conhecimento dos estudantes de Enfermagem de uma universidade pública sobre os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

Método:

trata-se de estudo quantitativo, descritivo, realizado com 65 estudantes de graduação em Enfermagem. Coletaram-se os dados por meio de questionário, submetendo-os à análise estatística e apresentando-os em tabela.

Resultados:

evidenciaram-se os meios de comunicação como a principal fonte para a aquisição de informações sobre os TEA pelos estudantes. Apontaram-se, como principais alterações dos TEA, as dificuldades nas interações sociais, o comprometimento na comunicação e o uso da linguagem verbal e não verbal, além de altas habilidades cognitivas. Verificou-se que 90,8% não se sentem seguros para atender pessoas com TEA.

Conclusão:

conclui-se que os estudantes apresentam conhecimento razoável referente aos TEA, porém, com fragilidades importantes, principalmente, em relação aos sintomas e tratamento. Faz-se oportuno abordar sobre os TEA ainda na graduação, para que os estudantes de Enfermagem, futuros profissionais, tenham mais segurança e conhecimento para realizar um cuidado ético e baseado em evidências.(AU)