Saberes e práticas do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva
Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019
Objetivo:
analisar o conhecimento e a prática do enfermeiro sobre a “assistência de Enfermagem de qualidade” na Unidade de Terapia Intensiva.Método:
trata-se de estudo qualitativo, descritivo, observacional, realizado com dez enfermeiros efetivos da UTI. Aplicou-se um roteiro de entrevista semiestruturado e analisaram-se os dados por meio de Análise de Conteúdo.Resultados:
revela-se que a maioria é do sexo feminino, com idade média de 44 anos e média de formação de 16 anos. Geraram-se duas categorias, sendo que uma refere-se ao conhecimento do enfermeiro sobre a qualidade da assistência de Enfermagem e outra sobre a prática do enfermeiro.Conclusão:
observou-se que os enfermeiros atribuíram a qualidade da assistência ao cuidado centrado no paciente de forma humanizada, holística e segura. Consideraram-se, quanto à aplicabilidade na prática, as atividades desenvolvidas na rotina como processos que garantem uma assistência de qualidade. Contribui-se, pelos resultados, para planejamentos e melhoria da assistência de Enfermagem.(AU)
Enfermeras y Enfermeros, Conocimientos, Actitudes y Práctica en Salud, Unidades de Cuidados Intensivos, Calidad de la Atención de Salud, Atención de Enfermería, Enfermería de Cuidados Críticos, Atención Dirigida al Paciente, Seguridad del Paciente, Humanización de la Atención, Investigación Cualitativa, Epidemiología Descriptiva