Abandono ao tratamento anti-hipertensivo em idosos: conhecendo seus condicionantes

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

identificar os motivos que levam o cliente idoso com hipertensão arterial sistêmica a abandonar o tratamento anti-hipertensivo.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, descritivo, exploratório, em uma Estratégia Saúde da Família. Compôs-se a pesquisa por idosos cadastrados no programa HIPERDIA que deixaram de frequentar a unidade de saúde. Realizou-se, para a coleta de dados, um grupo focal e, posteriormente, no mês de agosto de 2017, em seguida, analisaram-se as falas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

percebeu-se, após a aplicação da pesquisa, que os principais motivos que levaram os idosos com HAS a abandonarem seu tratamento foram o esquecimento em tomar a medicação, os efeitos colaterais dos medicamentos e, ainda, a ausência de sintomas como os principais fatores.

Conclusão:

faz-se necessária a utilização de métodos, por parte dos profissionais da ESF, para a captação de idosos hipertensos, para a continuidade do seu tratamento, em ações de promoção da saúde que visem à redução de danos e à manutenção de uma melhor qualidade de vida, destacando-se a importância na utilização adequada da medicação anti-hipertensiva.(AU)