Gestão em enfermagem de pessoal na Estratégia Saúde da Família

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

analisar o processo de gestão em Enfermagem de recursos humanos, na Estratégia Saúde da Família, na perspectiva de enfermeiros.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, descritivo, realizado com enfermeiros de Unidades de Saúde da Família. Delimitou-se a amostra do estudo pela técnica de saturação, sendo constituída por nove enfermeiros que atuam em unidades de saúde da família. Utilizou-se, como técnica de coleta de dados, a entrevista, norteada por roteiro semiestruturado, e, como técnica de análise dos dados, a Análise de Conteúdo, na modalidade Temática.

Resultados:

informa-se que as atividades consideradas pelos entrevistados como parte da gestão de recursos humanos foram: a reunião em equipe; a delegação de atividades; o trabalho em equipe; o planejamento; a coordenação; a educação permanente e a supervisão. Mostra-se que as estratégias apontadas pelos enfermeiros na delegação de atividades foram o diálogo, a reunião em equipe e a escuta qualificada. Ressalta-se que, quanto aos tipos de líderes referidos, apontam-se o articulador, o liberal, o integrativo e o democrático.

Conclusão:

conclui-se que os enfermeiros demonstraram diversas fragilidades na gestão de recursos humanos na Atenção Primária à Saúde, o que ressalta a necessidade urgente de maior qualificação dos mesmos para as práticas gerenciais.(AU)