Riscos para o desencadeamento da osteoporose em idosos

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

conhecer os riscos para o desencadeamento da osteoporose nos idosos.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, transversal e descritivo na Estratégia Saúde da Família (ESF). Utilizou-se, para a coleta de dados, um instrumento composto por características sociodemográficas, antropometria, variáveis clínicas e hábitos de vida. Analisaram-se os resultados por meio do programa SPSS, versão 20.0, e se apresentaram os achados em tabelas.

Resultados:

prevaleceram-se as doenças hipertensão arterial e diabetes mellitus. Encontrou-se, sobre o histórico familiar, o fato de os idosos nunca terem apresentado fratura, não possuírem fatores genéticos sobre a osteoporose e não fazerem uso de cálcio e vitamina D. Com relação aos fatores modificáveis, grande parte dos idosos afirmou não praticar atividade física, não se expor ao Sol, ingerir bastante cafeína e leite.

Conclusão:

atingiu-se o objetivo proposto e espera-se que os resultados encontrados contribuam na construção do conhecimento sobre essa doença de crescente acometimento auxiliando a elaboração de estratégias de prevenção ou evitando possíveis complicações.(AU)