Fatores determinantes dos cuidados de enfermagem no processo de parturição

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

analisar as evidências científicas acerca dos fatores que determinam os cuidados de Enfermagem à mulher em processo de parturição.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS, MEDLINE, em publicações a partir do ano 2000 até 2018. Analisaram-se os estudos em seis fases e apresentados em forma de figura e sínteses.

Resultados:

selecionaram-se e analisaram-se 24 estudos. Organizaram-se e classificaram-se os temas comuns após a análise nas categorias “Relação profissional/parturiente: fator determinante para o cuidar”; “Valorização/Inclusão do acompanhante como fator determinante para o cuidado”; “Condições do ambiente como recurso para o processo de cuidar” e “Fatores pautados em técnicas assistenciais”.

Conclusão:

evidenciou-se que outros fatores, além das técnicas assistenciais, são determinantes para o cuidado de Enfermagem dispensado às mulheres no processo de parto e nascimento, o que leva à necessidade de sensibilização dos profissionais para o envolvimento desses fatores no cuidado pautado nas boas práticas.(AU)