Potencialidades, fragilidades e desafios da pesquisa-ação na enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

identificar as potencialidades, as fragilidades e os desafios da pesquisa-ação (P-A) em publicações nacionais de Enfermagem.

Método:

trata-se um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, com busca nas bases de dados LILACS e MEDLINE, de publicações nacionais de 2012 a 2017, que utilizavam o referencial metodológico de Pesquisa-Ação de Thiollent. Analisaram-se criticamente os estudos, seguindo-se os preceitos do método da P-A, segundo Thiollent. Apresentam-se os resultados em figura e tabelas.

Resultados:

selecionaram-se 15 artigos e a maioria apresentou a fase exploratória, conceitua P-A e realça a construção conjunta do conhecimento.

Conclusão:

identificaram-se potencialidades, fragilidades e desafios do uso da P-A para as pesquisas em Enfermagem. Destaca-se, como potencialidade do método, a possibilidade de transformação da realidade devido ao estreito entrosamento entre pesquisadores e participantes; como fragilidades, a variabilidade metodológica dos estudos, que dificulta a replicação por ausência de um padrão de fases, o desligamento do campo e o adequado retorno para os participantes. Torna-se um desafio para os pesquisadores manter o rigor metodológico. Pretende-se, com este estudo, subsidiar pesquisadores que optarem pelo uso do método da P-A e contribuir para o seu fortalecimento nas pesquisas em Enfermagem.(AU)