Tecnologia educacional interativa sobre cuidados a idosos com demências

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

apresentar o desenvolvimento de um blog interativo sobre os cuidados a idosos com doença de Alzheimer (DA) e outros transtornos demenciais como tecnologia educacional.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, do projeto de extensão desenvolvido por uma universidade federal, e, o estudo se apresenta de acordo com os seguintes pontos: o blog e o seu desenvolvimento, a sua página de divulgação como projeto de extensão e as suas interfaces.

Resultados:

aponta-se que o blog se destina à interatividade, divulgação e debate de informações que são fontes de atualização sobre pesquisas e singularidades dos cuidados de Enfermagem ao idoso demenciado. Avalia-se que os temas são desenvolvidos com base na orientação sobre os cuidados fundamentais, nos cuidados específicos e no suporte à família/cuidador.

Conclusão:

constata-se a construção do blog como uma tecnologia educacional que proporciona o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem cooperativos e interdisciplinares, com o propósito de reunir conhecimentos abrangentes e moldáveis a diversas situações sobre a doença de Alzheimer e outros transtornos demenciais.(AU)