Ensino das práticas integrativas e complementares na formação em enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

relatar sobre o ensino das práticas integrativas e complementares na formação em Enfermagem.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, acerca das atividades realizadas por 20 acadêmicos, um docente e um monitor do curso de Enfermagem de um centro universitário. Utilizou-se a ementa institucional do curso.

Resultados:

considerou-se que o percurso de ensinoaprendizagem das práticas complementares se realizou a partir de três frentes: o empoderamento teórico com aulas embasadas em metodologias ativas, críticas e reflexivas; a apresentação de seminários discursivos com temáticas referentes ao contexto e a realização das atividades práticas de auriculoacupuntura/auriculoterapia e Reiki.

Conclusão:

salienta-se a importância da Unidade Temática no curso de Enfermagem do centro universitário, pois a utilização das práticas integrativas e complementares na assistência à saúde possibilita, aos estudantes, perceber o ser humano na sua totalidade. Sugere-se, dessa forma, que a temática deve ser implantada em outras instituições de ensino, bem como incorporada desde o início da formação dos estudantes, pois esses conhecimentos e práticas contribuem, de forma coadjuvante, para os cuidados aos clientes, assistindo-os de forma holística.(AU)