Estresse ocupacional na enfermagem e mindfulness: o que há de novo?
Rev. Enferm. Atual In Derme; 80 (18), 2017
Publication year: 2017
Há evidências científicas de que a profissão de enfermagem se encontra dentre as mais expostas ao estresse ocupacional, trazendo prejuízo à saúde do profissional e sua qualidade de vida. E, por conseguinte, impacto na assistência prestada ao paciente. Objetiva-se identificar a produção científica de Mindfulness como estratégia de enfrentamento do estresse ocupacional de profissionais e estudantes de enfermagem.
Revisão integrativa de literatura com artigos disponíveis na íntegra nas bases de dados:
Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), no período de abril a junho de 2016. Dos 84 artigos encontrados, no período de 2010 a 2015, somente 12 atenderam aos critérios de inclusão. E que as publicações são recentes na literatura associando o Mindfulness na área de enfermagem para profissionais, onde o ano de 2013 agregou 75% (4) das publicações. Enquanto, 25% (3) das publicações foram direcionadas aos estudantes. Concluí-se que o Mindfulness é um treinamento de “Atenção Plena”, o qual segundo estudos, capaz de aprimorar focos importantes da capacidade mental para enfrentamentos
Scientifics evidences show that the nursing profession is one of the most exposed to occupational stress, bringing harm to the health professional and their quality of life. And therefore, impact on patient care. The aim is to identify the scientific production of Mindfulness, as a coping strategy to face occupational stress in professionals and nursing students.