Conversando sobre a prevenção do HIV/AIDs com homens jovens usuários de crack
Rev. Enferm. Atual In Derme; 82 (20), 2017
Publication year: 2017
Objetiva-se relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/Aids, utilizando a metodologia de Círculo de Cultura. Pesquisa-ação realizada em 2012 com dez jovens usuários de crack atendidos em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE.
A coleta de dados incluiu:
observação participante com diário de campo, registro fotográfi co e fi lmagem. A análise e interpretação dos resultados privilegiaram a discussão conforme experiência vivida pelo grupo. Nos resultados, foi possível perceber que na sua maioria dos casos, os jovens não associaram o uso de drogas à contaminação pelo HIV, enfocando que apenas o preservativo deve ser utilizado para a prevenção da doença, demonstrando pouco conhecimento em relação à temática. Concluí-se que a enfermagem deve pensar na realização de pesquisas com participação ativa dos sujeitos, utilizando estratégias pedagógicas dialógicas, como a de Paulo Freire, para favorecer uma refl exão crítica sobre o tema das drogas e sua estreita relação com a vulnerabilidade dos jovens ao HIV/Aids
The aim is to report educational intervention with young crack users in order to prevent HIV / AIDS, using the methodology of Culture Circle. It is action research, carried out with ten young crack users in a therapeutic community between May and July 2012.