Percepção das pessoas em situação de rua acerca da promoção da saúde
Rev. Enferm. Atual In Derme; 83 (21), 2017
Publication year: 2017
Objetivou-se conhecer a percepção das pessoas em situação de rua acerca da promoção da saúde. Pesquisa exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada nos meses de agosto e setembro de 2016, em uma cidade do Sul do Brasil, com a participação de 15 pessoas.
A coleta ocorreu em três etapas:
seleção dos participantes, levantamento do perfi l sóciodemográfi co e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da análise temática. Percebeu-se que a concepção de saúde dos entrevistados, engloba as necessidades humanas básicas, como alimentação, segurança e higiene. A maior facilidade encontrada para se obter saúde morando nas ruas foi a ampla oferta de alimentação. O distanciamento da família foi uma das difi culdades apontadas pelos participantes, assim como a violência existente nas ruas. Sobre o acesso desta população aos serviços de saúde, a maior demanda na Atenção Primária é para obter medicação. Concluiu-se que a percepção de promoção da saúde dos indivíduos em situação de rua resulta do meio em que vivem. As políticas públicas desenhadas para este grupo precisam ser melhoradas e ampliadas, para que tenham seus direitos alcançados
The aim is to know the perception of homeless people about health promotion. An exploratory-descriptive study, of qualitative approach, carried out in August and September of 2016, in a city in the South of Brazil, with the participation of 15 people.