Queimadura elétrica na face superior da língua Tratamento e prevenção: relato de caso
Rev. Enferm. Atual In Derme; 84 (22), 2018
Publication year: 2018
As queimaduras elétricas na infância, geralmente ocorrem no ambiente doméstico, quando crianças mal supervisionadas tem ao seu alcance fi os desencapados e tomadas desprotegidas.
São raras na face superior da língua e a profundidade está relacionada a:
voltagem, amperagem, tipo de corrente, tempo de exposição e resistência tecidual. Objetiva-se identifi car fatores de risco para acidentes na infância envolvendo eletricidade, e buscar novas opções de tratamento. Estudo observacional descritivo, no qual fora realizada avaliação dos aspectos clínicos, psicológicos e nutricionais da criança, com registro fotográfi co da evolução da lesão na língua durante o período de internação e após a alta. No presente relato uma paciente de 04 anos apresentou queimadura elétrica na face superior da língua e palato após contato direto com um cabo conectado à rede elétrica. No atendimento inicial, após a realização dos procedimentos do Advanced Trauma Life Support (ATLS), a criança foi submetida a tratamento clínico, nutrição enteral e medicação tópica citoprotetora. Apresentou retração severa na língua e comprometimento parcial da fala. Conclui-se que a queimadura elétrica na face superior da língua além do difícil manejo, acarreta sequelas anatômicas, funcionais e estéticas. Há necessidade de futuros estudos no sentido de apresentar novos recursos terapêuticos, e intensifi car estratégias de prevenção
Electric burns in childhood usually occur in the home environment when poorly supervised children have bare wires and unprotected outlets at their fi ngertips.