Caracterização dos diagnósticos e psicotrópicos das pessoas privadas de liberdade
Rev. Enferm. Atual In Derme; 87 (25), 2019
Publication year: 2019
Objetiva-se caracterizar o diagnóstico de saúde mental das pessoas privadas de liberdade e os principais psicotrópicos que fazem uso. Apresenta-se sob a forma de um estudo descritivo e quantitativo fundamentado no tipo documental realizado no Complexo Penal Estadual de Mossoró/RN.
Foram utilizados 125 prontuários:
57 de homens e 68 de mulheres. Os prontuários estavam inseridos no período de 2010 a 2017. Os dados foram tabulados em planilha eletrônica e transferidos para o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences versão 23.0, os quais foram expressos em frequência simples e porcentagem. A maioria do diagnóstico de saúde mental dos homens e das mulheres está relacionada à dependência química pelo abuso de drogas ilícitas. Os dados coletados continuamente podem instrumentalizar a equipe de saúde que atua na penitenciaria a discutirem as situações de risco e/ou problemas de saúde mental a que a população está submetida, auxiliando na verificação e monitoramento de indicadores
The objective is to characterize the mental health diagnosis of the persons deprived of their freedom and the main psychotropic drugs they use. It is presented in the form of a descriptive and quantitative study based on the documentary type carried out in the State Criminal Complex of Mossoró / RN.