A presença do familiar da criança com câncer na unidade de terapia intensiva
Rev. Enferm. Atual In Derme; 87 (Suplemento ), 2019
Publication year: 2019
Objetivou-se descrever a percepção do familiar da criança com câncer quanto a sua chegada e presença na unidade de terapia intensiva pediátrica. Pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, realizada na unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital especializado em oncologia, de outubro a novembro de 2014. Participaram de entrevista semiestruturada 10 familiares de crianças.
Da análise de conteúdo resultaram as seguintes categorias:
o itinerário da criança e seu familiar dos primeiros sinais e sintomas até a chegada à unidade de terapia intensiva pediátrica e a percepção do familiar da criança com câncer quanto a sua presença na unidade de terapia intensiva pediátrica. Conclui-se que a chegada da criança com câncer e do seu familiar é permeada por medo, incertezas e dúvidas, contudo, a presença da família promove à criança proteção, calma, segurança, amor e carinho. Ademais, os familiares passam a compartilhar alguns cuidados com a equipe de enfermagem.
The objective of this study was to describe the perception of the relative of the child with cancer regarding their arrival and presence in the pediatric intensive care unit. Qualitative descriptive research carried out in the pediatric intensive care unit of a hospital specialized in oncology, from October to November 2014. Ten family members of children participated in a semi-structured interview.