A importância do diagnóstico precoce na neoplasia de ovário: o papel do enfermeiro nas ações preventivas
Rev. Enferm. Atual In Derme; 87 (Edição Especial), 2019
Publication year: 2019
Introdução:
A área da saúde da mulher, inserida em um contexto de saúde pública, também vem sendo ameaçada por diversos agravos, destacando-se entre estes, os tumores dos ovários em virtude do diagnóstico precoce ser geralmente dificultado.Objetivo:
Levantar os recursos preventivos para a identificação precoce do câncer de ovário.Método:
Tratase de um estudo exploratório de revisão da literatura de abordagem qualitativa, realizado nas bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), adotando um recorte temporal das publicações entre 2005 a 2016.Resultados e Discussão:
Foram selecionados 12 artigos que mostraram que, embora tenham ocorridos avanços significativos nas áreas tecnológicas e científicas, o rastreio eficaz do câncer de ovário ainda é bastante complicado. Por ser assintomático e inexistir recurso diagnóstico especifico, alguns autores apontam os fatores de riscos com meios para a investigação do câncer de ovário. Nessa proposta as mulheres são categorizadas em grupos de risco, possibilitando que a suspeita seja confirmada com a criteriosa análise de exames laboratoriais, exames de imagem e exame físico. Considera-se a história familiar o fator de risco para câncer de ovário independente mais relevante.Conclusão:
As pesquisas conduzidas na última década vêm mostrando que a investigação dos fatores de risco, principalmente a predisposição familiar, é útil frente a suspeita do câncer de ovário. Nesse sentido, propõe-se relacionar malignidade para as mulheres que se enquadram nos grupos de risco, permitindo desse modo que a suspeita seja confirmada com a minuciosa análise de exames laboratoriais, exames de imagem e exame físico
Electronic Library Online) databases, adopting a temporal cut of the publications between 2005 and 2016.