Conteúdo dos registros de enfermagem em hospitais: contribuições para o desenvolvimento do processo de enfermagem

Enferm. foco (Brasília); 7 (1), 2016
Publication year: 2016

Objetivos:

o estudo buscou analisar o conteúdo dos registros de enfermagem nos prontuários dos pacientes internados em dois hospitais de Maceió-AL e investigar quais as contribuições do conteúdo dos registros para a prática assistencial baseada no Processo de Enfermagem.

Metodologia:

trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa. Foram analisados 843 registros, no período de maio/dezembro de 2012.

Resultados:

os dados evidenciaram que o conteúdo dos registros é deficiente, não retrata a realidade do paciente nem tampouco a assistência de enfermagem prestada.

Conclusão:

os registros realizados pela equipe de enfermagem não contribuem para o desenvolvimento do processo de enfermagem desses pacientes.

Objectives:

this study aimed to analyze the content of nursing’s registries us patient’s records hospitalized in two hospitals from Maceió- Al and investigate what the contributions from registrie’s content to care practice based in the nursing’s process.

Methodology:

this is a quantitative study. Were analyzed 843 registries.

Results:

the data showed that registrie’s content is deficient, do not show the patient’s reality, nor the nursing’s care.

Conclusion:

the registries made by nursing’s team do not content to development of nursing’s process of these patients.

Objetivos:

el estudio buscó analizar el contenido de los registros de enfermería en los registros de los pacientes ingresados en dos hospitales de Maceió-AL e investigar cuales las contribuciones de los contenidos de los registros para la práctica asistencial basada en el proceso de enfermería.

Metodología:

tratase de un estudio con un enfoque cuantitativo. Se analizaron 843, en el período de la coleta de daos.

Resultados:

los dados mostraron que el contenido de los registros es deficiente, no retrata la realidad del paciente, ni tan poco la asistencia de enfermería.

Conclusión:

los registros realizados por el personal de enfermería no contribuyen al desarrollo del proceso de enfermería de eses pacientes.