Farmacologia clínica e suas tendências atuais no Brasil

Enfoque (Säo Paulo); 10 (1), 1982
Publication year: 1982

Destaca a importância da "farmacologia clínica", especialidade nova, implantada recentemente como experiência-piloto num Hospital Universitário do Rio Grande do Norte: medida preconizada pela OMS, que tem funçäo precípua de melhorar a eficiência dos medicamentos e diminuir os problemas iatrogênicos. Distingue as funçöes dos membros da equipe multiprofissional da saúde, como: farmacologista, farmaêutico, médico, nutricionista e enfermeiro. Ressalta o enfermeiro como líder de uma equipe que supervisiona os técnicos, auxiliares de enfermagem e também os atendentes que nos hospitais atuam junto aos pacientes todas as horas do dia. Aborda os problemas relacionados às farmácias, drogarias públicas, bem como os auxiliares e balconistas que atuam deliberadamente junto a uma clientela.

Na realidade atual é essencial a integraçäo dos membros da equipe da saúde para atuar na comunidade com objetivos comuns:

manutençäo, recuperaçäo e elevaçäo dos padröes de saúde. Finalmente, explana diversos aspectos do "farmacêutico clínico" e a enfermagem.