Perfil dos enfermeiros no serviço de oncologiae a importância da qualificação profissional

Nursing (Ed. bras., Impr.); 20 (233), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

investigar o perfil dos enfermeiros no serviço de oncologia e a importância da qualificação profissional.

Métodos:

estudotransversal, com abordagem quantitativa, realizado em um hospital de referência em oncologia, com uma amostra de 21 enfermeiros. Osdados foram coletados por meio da aplicação de questionário semi-estruturado, nos meses de outubro e novembro de 2015, analisadospor meio da frequência simples e percentual.

Resultados:

foi verificado que o perfil dos profissionais é predominantemente do feminino(19), relativamente jovens (14), a maioria com um tempo de atuação em oncologia de até dois anos (12). Na instituição, a maior partepossui o vínculo celetista (14) e trabalha mais de 60 horas semanais (20), devido a outro vínculo empregatício. Ainda, foi observado quetais profissionais buscam conhecimento por meio de especialização, fator primordial para atuação em unidades de oncologia. Entretanto,a participação nas reuniões científicas ou discussões de casos clínicos com outros profissionais é pouco efetivada.

Conclusão:

os resultadosencontrados são importantes, uma vez que apontam para questões que devem ser refletidas por gestores hospitalares e de instituiçõesformadoras, assim como por profissionais preocupados com a melhoria da assistência à população acometida por essa patologia.