Avaliação de famílias de um Centro de Atenção Psicossocial da Região Sul do Brasil: uma proposta metodológica

Online braz. j. nurs. (Online); 9 (1), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

apresentar uma proposta metodológica de avaliação de famílias de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), desenvolvida em uma pesquisa mais ampla de Avaliação dos CAPS da Região Sul do Brasil (Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

Método:

trata-se de uma pesquisa avaliativa, do tipo estudo de caso, realizada em um CAPS do Estado de Santa Catarina, que se desenvolveu a partir da Avaliação de Quarta Geração, construtivista, responsiva e com abordagem hermenêutico-dialética. A avaliação de famílias foi realizada com o auxílio do Modelo Calgary de Avaliação de Famílias (MCAF), com a construção de genograma e ecomapa.

Resultados:

O MCAF proporcionou a compreensão da organização familiar, a visualizar as potencialidades e fragilidades da família, assim como os vínculos com a rede social.

Conclusão:

a metodologia utilizada contribui para a qualificação das intervenções voltadas para o cuidado ao usuário com transtorno psíquico e sua família.

Objective:

to present a methodological proposal of evaluation of users' of a Psychosocial Attention Center (CAPS), developed in a wider research of evaluation of CAPS of the South Area of Brazil (States of Rio Grande do Sul, Santa Catarina and Paraná).

Method:

it is a case study, with evaluative approach, accomplished in a CAPS of the State of Santa Catarina. It was developed with the methodology of Fourth Generation Evaluation, constructivist, responsive and with hermeneutic-dialectic approach. The evaluation of families was accomplished with the aid of Calgary Family Assessment Model (CFAM), with the genogram and ecomap.

Results:

CFAM provided the understanding of the family organization, to visualize the potentialities and fragilities of the family and this social network.

Conclusion:

the used methodology contributes to the qualification of the interventions, especially the care of the person with psychic disorders and his family.