Tradução para o português do Brasil e adaptação transcultural do instrumento wound quality of life
Translation into Brazilian portuguese and transcultural adaptation of wound quality of life instrument
Traducción al idioma portugués de brasil y adaptación transcultural del instrumento wound quality of life

REME rev. min. enferm; 21 (), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

traduzir e adaptar culturalmente o instrumento Wound Quality of Life para a língua portuguesa do Brasil.

Métodos:

estudo metodológicoque seguiu as etapas de tradução, síntese, retrotradução, revisão pelo comitê de especialistas e pré-teste conforme metodologia internacionalrecomendada. Pré-teste realizado em hospital público no estado do Paraná com 40 participantes, entre outubro e dezembro de 2015. Determinousea validade de conteúdo pela taxa de concordância entre o comitê.

Resultados:

o questionário demonstrou ser confiável com consistência internasatisfatória (Alfa de Cronbach=0,878699) e com boa praticabilidade evidenciada pelo tempo aproximado de preenchimento pelos participantesigual a sete minutos.

Conclusão:

a versão adaptada é semântica e culturalmente similar à versão original e apresentou medidas psicométricasconfiáveis e satisfatórias para a população brasileira com feridas crônicas.

Objetivo:

traduzir e adaptar culturalmente o instrumento Wound Quality of Life para a língua portuguesa do Brasil.

Métodos:

estudo metodológico que seguiu as etapas de tradução, síntese, retrotradução, revisão pelo comitê de especialistas e pré-teste conforme metodologia internacional recomendada. Pré-teste realizado em hospital público no estado do Paraná com 40 participantes, entre outubro e dezembro de 2015. Determinouse a validade de conteúdo pela taxa de concordância entre o comitê.

Resultados:

o questionário demonstrou ser confiável com consistência interna satisfatória (Alfa de Cronbach=0,878699) e com boa praticabilidade evidenciada pelo tempo aproximado de preenchimento pelos participantes igual a sete minutos.

Conclusão:

a versão adaptada é semântica e culturalmente similar à versão original e apresentou medidas psicométricas confiáveis e satisfatórias para a população brasileira com feridas crônicas.