O ensino dos instrumentos básicos de enfermagem

Rev. Esc. Enferm. USP; 4 (1/2), 1970
Publication year: 1970

As autoras relatam as experiências com o ensino dos instrumentos básicos de enfermagem em Fundamentos de Enfermagem na Escola de Enfermagem da USP. Estes säo definidos como o conjunto de conhecimento e habilidades fundamentais para o exercício de tôdas as atividades profissionais.

Säo êles:

comunicaçäo, planejamento, avaliaçäo, método científico ou de problema, observaçäo, trabalho em equipe, destreza manual e criatividade. Cada um dêles é definido seguindo-se a descriçäo detalhada do seu ensino formal e informal.

Como resultado do ensino dos instrumentos básicos foram constatados que:

1) os instrumentos básicos têm influência benéfica sôbre o desenvolvimento integral do estudante; 2) esta influência benéfica decorre da interdependência entre os instrumentos básicos, um reforçando o efeito do outro. Daí resultam observaçöes objetivas e significativas que permitem identificaçäo mais rápida dos problemas do paciente, elaboraçäo de históricos de enfermagem, elaboraçäo e execuçäo de planos de cuidados mais completos e de melhor qualidade; aprimoramento da habilidade manual, da capacidade de trabalho em equipe e de avaliaçäo; desenvolvimento de iniciativa e criatividade na resoluçäo de problemas. Os fatos apresentados baseiam-se em observaçäo näo sistematizada, pela impossibilidade de um estudo estatístico. As autoras concluem que o ensino dos instrumentos básicos é necessário em Fundamentos de Enfermagem, dada sua açäo benéfica; é passível de realizaçäo, por näo demandar recursos materiais e humanos especializados; permite sua aplicaçäo imediata e a individualizaçäo da aprendizagem; deve ser integrado em tôdas as situaçöes didáticas. Recomendam que as docentes de enfermagem incluam em seus programas o ensino dos instrumentos básicos, iniciando-se em Fundamentos de Enfermagem; que realizem pesquisas para testar a validade dos instrumentos básicos citados no trabalho e para identificar novos instrumentos básicos.