Atendimento pré-hospitalar a vítima de acidente automobilístico
Atención prehospitalaria a las víctimas de accidentes de automóvil

Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online); 4 (2), 2012
Publication year: 2012

Analisar as ocorrências por trauma do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do corpo de Bombeiros do município de Joinville/SC, entre os meses de janeiro e julho de 2008.

Método:

A coleta de dados foi realizada a partir da análise dos documentos arquivados do Corpo de Bombeiros no período de janeiro a julho de 2008.

Resultados:

O trauma por acidente automobilístico atinge principalmente jovens do sexo masculino e pode-se perceber que o corpo de bombeiros, apesar dos serviços do SAMU, ainda é considerado uma referência ao atendimento de urgências e emergências da população.

Conclusões:

Faz-se necessários campanhas educativas e de direção defensiva para esta população, visando minimizar os acidentes. E também capacitações para os serviços de atendimento pré-hospitalar a fim de atender de forma efetiva e eficaz as ocorrências.
Analizar la incidencia de la atención traumatológica prehospitalaria (APH) del Departamento de Bomberos del municipio de Joinville/SC, entre los meses de enero y julio de 2008.

Método:

La recogida de datos se realizó a partir del análisis de los documentos presentados ante el Departamento de Bomberos de enero a julio de 2008.

Resultados:

El trauma de un accidente automovilístico afecta principalmente a varones jóvenes y se puede ver que el cuerpo de bomberos, a pesar de los servicios del SAMU, todavía se considera una referencia a la atención de urgencia y de emergencia para la población.

Conclusiones:

Es necesario que las campañas educativas y de manejo defensivo para esta población con el fin de minimizar los accidentes. También de capacitación para los servicios de atención pre-hospitalaria a fin de cumplir eficaz y eficientemente los acontecimientos.

Objective:

To analyze the occurrence of trauma prehospital care (APH) of the Fire Department of the municipality of Joinville/SC, between the months of January and July 2008.

Method:

Data collection was performed from the analysis of documents filed with the Fire Department from January to July 2008.

Results:

The trauma from an automobile accident affects mainly young males and can be seen that the fire department, despite the SAMU services, is still considered a reference to urgent and emergency care for the population.

Conclusions:

It is necessary educational campaigns and defensive driving for this population in order to minimize accidents. Also training for the services of pre-hospital care in order to meet effectively and efficiently the occurrences.