O impacto das condições e jornada de trabalho na saúde dos trabalhadores de enfermagem
El impacto de las condiciones y jornada laboral en la salud de los trabajadores de enfermería
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online); 4 (4), 2012
Publication year: 2012
Identificar as evidências disponíveis na literatura sobre as condições e a jornada de trabalho impactando na saúde dos trabalhadores de enfermagem.
Método:
Revisão integrativa da literatura nas bases de dados eletrônicas: LILACS, IBECS, BEDENF, e MEDLINE.Foram utilizados os descritores:
condições de trabalho, enfermagem, jornada de trabalho e saúde do trabalhador, com recorte temporal entre os anos de 2005 a 2010.Resultados:
Agrupando os descritores foram selecionados sete artigos que serviram de base para realização do estudo. Para analisar os dados encontrados, utilizamos a leitura interpretativa e análise temática.Emergiram as categorias:
O desgaste físico, mental e social dos trabalhadores de enfermagem e os trabalhadores de enfermagem negligenciando o cuidado de si.Conclusão:
As condições de trabalho inadequadas refletem na saúde dos profissionais de enfermagem e na qualidade da assistência prestada. O cansaço decorrente das duplas jornadas de trabalho impede esses profissionais de exercerem suas atribuições de modo eficaz.
Identificar las evidencias disponibles en la literatura en cuanto a las condiciones y jornada laboral que tienen impacto en la salud laboral en la enfermaría.