Significados e possibilidades que tecem a gerência em enfermagem - o compromisso com a assistência
Significados y posibilidades de tejer gestión en enfermería - el compromiso con la asistencia

Rev. enferm. Cent.-Oeste Min; 1 (2), 2011
Publication year: 2011

O enfermeiro gerente deve estar comprometido com otrabalho da equipe de enfermagem, tendo em vista aqualidade docuidado. Buscou-se compreender a atuação deste enfermeiro e seu envolvimento com o cuidado, verificando comodesenvolve suas ações e identificando como pode contribuir para a sistematização da assistência. Trata-se de estudo decaso de abordagem qualitativa, os dados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas aplicadas a enfermeiros queatuam como gerentes em unidades de atendimento de um hospital universitário e analisados por meio de análise deconteúdo, de acordo com o proposto por Bardin. Foram apontadas novas possibilidades para o processo detrabalho dagerência em enfermagem, assim como dificuldades e facilidades para o desenvolvimento de uma assistência sistematizadade enfermagem. A pesquisa evidencia a importância de uma gerência em enfermagem comprometida com propostas quebusquem a sistematização da assistência.
The nurse manager must be committed to the work ofnursing staff in view of the quality of care.

We tried to understandthe role of nurses and their involvement in care:

see how they develop and identify how their actionscan contribute tothe care system. This is qualitative research withdata obtained by semi-structured interviews appliedto nurses who workas managers at the clinics of a university hospital. New possibilities for the work process of nursingmanagement werepointed out, as well as difficulties and facilitiesfor the development of a systematic care nursing.The research highlightsthe importance of nursing management committed to proposals that seek the care system.
El gerente de enfermería debe estar comprometido con el trabajo del personal de enfermería en vista dela calidad de laatención.

Tratamos de comprender el papel de los enfermeros y su participación en la atención de:

vercómo sedesarrollan e identificar cómo sus acciones puedencontribuir al sistema de atención. Esta es una investigación cualitativacon datos obtenidos por entrevistas semi-estructuradas a personal de enfermería que trabajan como gerentes de lasclínicas de un hospital universitario. Se señalaronnuevas posibilidades para el proceso de trabajo dela gestión deenfermería, así como las dificultades y facilidadespara el desarrollo de una sistemática atención deenfermería. Lainvestigación pone de relieve la importancia de lagestión de enfermería comprometido con las propuestas que tratan elsistema de atención.