Estratégia de educação permanente para o apoio aeromédico

Rev. enferm. UFPE on line; 10 (supl.6), 2016
Publication year: 2016

Objetivo:

identificar estratégias educativas para o esclarecimento das equipes de APH terrestre quanto àsindicações de acionamento do socorro aeromédico.

Método:

estudo descritivo, com abordagem qualitativa.Utilizou a confrontação entre as Normas Gerais de Ação do Atendimento pré-hospitalar e as notas publicadassobre acionamento do serviço aeromédico, sendo estas validadas pelos participantes do estudo mediantequestionário estruturado que contou com a participação de 14 integrantes do Grupamento de OperaçõesAéreas.

Resultados:

mostram índice no acionamento do serviço aeromédico abaixo da capacidade deatendimento do Grupamento de Operações Aéreas do Rio de Janeiro (RJ), Brasil. A insegurança noacionamento por parte dos profissionais do atendimento pré-hospitalar foi destacada como o principal motivopara a ocorrência deste fato.

Conclusão:

a aplicação da educação permanente em saúde e a reestruturaçãodo processo de acionamento do aeromédico poderiam desmistificar este serviço entre os profissionais doatendimento pré-hospitalar e ampliar a utilização deste recurso à população Carioca.