Perfil do egresso do curso de graduação em enfermagem: revisão integrativa

Rev. enferm. UFPE on line; 10 (supl.3), 2016
Publication year: 2016

Objetivo:

analisar as produções nacionais da enfermagem acerca do perfil do egresso do curso de graduaçãoem Enfermagem.

Método:

revisão integrativa, cuja questão norteadora da pesquisa foi: o que a Enfermagembrasileira vem produzindo acerca do perfil do egresso do curso de graduação em Enfermagem? Realizou-sebusca nas bases de dados Lilacs, BDENF e Scientific Electronic Library Online (SciELO) no mês de julho de2015. 27 artigos atenderam aos critérios de inclusão.

Resultados:

estabelecemos seis categorias: O panoramade estudos acerca do perfil do egresso do curso de graduação em Enfermagem; O egresso do curso degraduação de enfermagem no mercado de trabalho; O percurso do egresso no desenvolvimento decompetências profissionais; O processo e as estratégias de ensino para o egresso do curso de graduação emenfermagem; Percepção dos Egressos sobre a sua formação acadêmica na interface avaliativa do curso degraduação; Manifestações dos egressos do curso de graduação em Enfermagem.

Conclusão:

mostrou-se umapreocupação com a temática do egresso, principalmente, no mercado do trabalho, e que serve comoparâmetro avaliativo nas instituições de ensino superior.