Percepções de adolescentes gestantes sobre a gravidez atendidas na clínica de pré-natal

Rev. enferm. UFPE on line; 1 (1), 2007
Publication year: 2007

Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo deconhecer as percepções das adolescentes gestantes atendidas na Clínica de Pré-Natal do Hospitaldas Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Nove adolescentes foram selecionadas paraeste estudo de acordo com os seguintes critérios:

1) adolescentes entre os 10 aos 19 anos; 2)gestantes entre o segundo e o terceiro trimestre de gravidez. Um roteiro de entrevista estruturadofoi elaborado com nove questões para a coleta de informações através da técnica individual deentrevista gravada.

As entrevistas foram transcritas na integra e agrupadas em quatro unidadestemáticas:

1) A dificuldade para definir adolescência e o seu papel social; 2) O desafio da gravidezna adolescência; 3) Expectativas projetadas sobre a gravidez; 4) Ambigüidade dos sentimentos emrelação a gravidez. Nos resultados foram relevantes as dificuldades e confusão emocionalvivenciadas por elas demonstrando toda inexperiência e imaturidade, tornando a principio, amaternidade conflituosa. As expectativas e projeções realizadas a partir das vivências, transferindopara o filho todas as frustrações e alegrias do momento.