Práticas de assistência ao parto normal: formação na modalidade de residência

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (1), 2017
Publication year: 2017

Objetivos:

identificar as práticas assistenciais realizadas pelas residentes de enfermagem obstétrica durantea qualificação profissional para o parto normal; discutir as práticas assistenciais com base nas recomendaçõestécnicas da Organização Mundial de Saúde.

Método:

estudo descritivo, exploratório, documental, comabordagem quantitativa, que analisou as fichas de registro dos partos normais atendidos em maternidadepública. Os dados receberam tratamento estatístico descritivo.

Resultados:

a maioria (86,8%) dasparturientes contou com acompanhante; foi incentivada a realizar técnicas de respiração (87,1%), deambular(50,7%) e tomar banho morno (44,9%). A taxa de episiotomia foi de 5,1%. As intervenções obstétricas notrabalho de parto foram a ocitocina (42%) e a amniotomia (14,2%).

Conclusão:

As enfermeiras residentesrealizam a maioria das práticas obstétricas conforme as recomendações técnicas. Contudo, estratégiaspedagógicas devem ser estabelecidas para limitar a influência do modelo medicalizado durante a formaçãodestas profissionais.