Intervenções de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva pediátrica

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (1), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar as intervenções prescritas pelos enfermeiros aos dez diagnósticos de enfermagem maisfrequentes em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, comparando com as intervenções propostas pelaNursing Interventions Classification.

Método:

estudo transversal, descritivo, exploratório de abordagemquantitativa, realizado com 13 enfermeiros em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Os dados foramcoletados com um formulário e armazenados no Programa Excel 2007, analisados e discutidos com aliteratura.

Resultados:

a análise das prescrições dos enfermeiros em um comparativo com a literaturamostrou que existem enfermeiros que não estão habituados a diagnosticar. Existe falta na complementaçãodas prescrições, no manuseio e na utilização dos exames complementares e laboratoriais para relacionar aocuidado.

Conclusão:

foi comparado as intervenções prescritas pelos enfermeiros com a literatura e percebeuseque falta complementação nas prescrições, alguns cuidados prestados são incompletos e poderiam sermelhor incrementados se a SAE fosse implantada no serviço de saúde.