Erros de prescrição e administração envolvendo um medicamento potencialmente perigoso

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (10), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar os principais erros de prescrição e administração de enoxaparina.

Método:

estudo transversal, de abordagem quantitativa. Observação de todos os técnicos de enfermagem do serviço diurno da unidade de terapia intensiva, clínica médica e cirúrgica em administrações de enoxaparina e suas respectivas prescrições, conforme o cálculo amostral. Na administração foi utilizada técnica de observação direta e na prescrição checklist do protocolo de prescrição uso e administração de medicamentos. Os softwares EpiData3.1 e SPSS 21.0 auxiliaram na tabulação e análise dos dados, apresentados em tabelas.

Resultados:

foram analisadas 175 prescrições e administrações. Os principais erros de prescrição foram idade incorreta do paciente e ausência da duração do tratamento. Para os erros de administração, identificou-se dose administrada incorreta, ausência da identificação do paciente no leito, técnica incorreta de administração e horário incorreto.

Conclusão:

foram demonstrados pontos de fragilidades que levam a erros de medicação, sendo necessário o aperfeiçoamento do sistema de prescrição e administração.