Elaboração de novas tecnologias em enfermagem: utilização de uma cartilha para prevenção

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (10), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

elaborar cartilha de orientações para profissionais em enfermagem contendo as funções de cada categoria e com orientações sobre os direitos da mulher no pré-natal, parto e pós-parto.

Método:

estudo qualitativo, que abrangeu sete etapas e conta com algumas palavras-chaves: “transformação”, “liderança proativa”, “inovação”, “liderança empreendedora”, “criatividade” e “conhecimento”. Estas palavras foram incluídas no diagrama, pois, ao ver das idealizadoras da ferramenta, são qualidades que devem ser trabalhadas por quem usar o diagrama, utilizando diagrama teórico como tecnologia educativa, contendo sete etapas.

Resultados:

a Enfermagem pode incorporar, em suas práticas de cuidado às mulheres, ações de enfrentamento e de prevenção dos agravos. Elaborou-se uma cartilha intitulada “Violência obstétrica é violência contra a mulher – meu corpo, minhas regras, meu parto, minhas escolhas”.

Conclusão:

a assistência obstétrica agressiva, sem respaldo científico, muitas vezes está atrelada ao modelo de parto vigente e ao despreparo de profissionais de saúde. Reafirma-se a importância de tecnologias interativas no processo de cuidado.