Rev. enferm. UFPE on line; 11 (10), 2017                                
                            
                            
                                Publication year: 2017                                
                            
                                                            
                                    
                                    
                                                                                                                    
                                            
Objetivo:
 analisar a inserção da educação permanente em saúde no âmbito escolar, por meio da Educação Física, sob a ótica de Paulo Freire e suas teorias, pautadas na construção do conhecimento e no processo de aprendizagem. Método:
 reflexão teórica, de abordagem qualitativa, com dados produzidos a partir da política nacional de educação permanente em saúde, de três obras de Paulo Freire e da base de dados LILACs, apresentadas de forma crítico-reflexiva, em duas categorias. Resultados:
 nas duas dimensões analisadas, o conhecimento constitui-se como algo não transmissível ou pertencente a alguém, mas construído de dúvidas e dificuldades advindas da prática, impactando significativamente a rede escolar. Conclusão:
 as duas abordagens caminham juntas na organização da problematização, essencial ao desenvolvimento da autonomia, atendendo às necessidades advindas da prática e nela refletidas, transformando e inovando a realidade na escola, pela atividade física. Limita-se pela carência de estudos que possibilitem, ao educador físico, empoderar-se de seu verdadeiro papel nessa construção.