Lesão renal aguda: problema frequente no pós-operatório de cirurgia valvar

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (11), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar os fatores relacionados e as repercussões da cirurgia valvar sobre a função renal por meio da classificação Kidney Disease: Improving Global Outcomes (KDIGO).

Método:

estudo quantitativo, observacional, longitudinal e prospectivo realizado na unidade de terapia intensiva (UTI) de hospital privado especializado em cardiologia, com amostra de 47 pacientes. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado e a análise estatística empregou o teste exato de Fisher, além dos testes qui-quadrado e Kruskal-Wallis (com nível de significância de p < 0,05).

Resultados:

neste estudo, 83% dos pacientes evoluíram com disfunção renal. Índice de massa corporal (IMC) mais elevado, pressão positiva no final da expiração (PEEP) e uso de noradrenalina se relacionaram de forma significativa com a ocorrência de lesão ou falência renal (p = 0,002, p = 0,02 e p = 0,05, respectivamente).

Conclusão:

IMC, PEEP e uso de noradrenalina representaram fatores significativamente associados a lesão renal aguda (LRA) no pós-operatório e, quando combinados a cirurgia cardíaca valvar, predispuseram a maioria dos pacientes a LRA.